All for Joomla All for Webmasters
Romaq Performance Parts

Cálculo da Taxa de Compressão

Motores originais de fábrica podem rodar sem problemas com taxa de compressão de 9:1 para gasolina e 12,5:1 para álcool. Motores com preparação aspirada (comando + dimensionado) necessitam ter taxa de compressão maior, não convindo, porém passar de 11:1 para gasolina e 15:1 para álcool (isso considerando motores de competição). Motores de rua costumam trabalhar com 10:1 para gasolina e 13,5:1 para álcool. Motores sobre-alimentados precisam trabalhar com taxa de compressão inversamente proporcional à pressão utilizada, variando de 7:1 a 9,5:1 para gasolina e de 9:1 a 12:1 para álcool.

Para saber a taxa de compressão de seu motor você precisará de um paquímetro, uma seringa 10ml, um copo d’água, 50ml de óleo e muita atenção para seguir duas etapas:

1º SABER O VOLUME DO CILINDRO

Há duas formas de saber o volume do cilindro, uma aproximada e outra exata:

Se o motor for original ou, no caso de já haver sido retificado, o proprietário tiver a certeza da medida dos pistões utilizados, basta consultar um tabela técnica para calcular a cilindrada unitária, utilizando a seguinte fórmula:

Cilindrada = (diâmetro do cilindro X diâmetro do cilindro X curso do pistão X 3,14) / 4000

A forma mais exata de saber o volume do cilindro é, com o motor aberto, utilizando um paquímetro, medir o diâmetro do cilindro e o curso do pistão (não esquecer de posicionar o motor em ponto morto inferior). Anote as medidas com precisão de uma casa decimal (ex. 100,5mm) e aplique a fórmula acima, cujo resultado será dado em cm3 (ex. 500cm3)

IMPORTANTE! Se o seu motor tiver pistões de cabeça côncava é necessário medir o volume desta concavidade. Posicione o motor em ponto morto superior e, utilizando-se de uma seringa de 10ml e óleo de motor, preencha a concavidade com o volume de óleo necessário para alcançar o mesmo nível da cabeça do pistão. Anote o volume de óleo que você precisou injetar com a precisão de uma casa decimal (ex. 10,5cm3).

Esse volume de óleo deverá ser SOMADO ao valor encontrado a partir da fórmula acima (ex. se usando a fórmula você calculou um resultado de 500cm3, some a esse valor o volume de óleo injetado de 10,5cm3, que resultará num volume total do cilindro de 510,5cm3).

2º SABER O VOLUME DA CÂMARA DE COMBUSTÃO

Feita em duas etapas: medição do volume da câmara e medição do volume da junta.

Medição do volume da câmara de combustão: Com o cabeçote fora do motor, prenda-o em uma morsa, mantendo-o perfeitamente nivelado e com as câmaras de combustão voltadas para cima. Utilizando uma seringa de 10ml cheia de água ou gasolina, injete a quantidade de líquido suficiente para preencher completamente a câmara de combustão, até nivelá-la com o restante do cabeçote. Anote o volume encontrado com a precisão de uma casa decimal (ex. 55,5cm3)

Medição do volume da junta do cabeçote: utilizando um paquímetro, meça o diâmetro interno do anel metálico da junta do cabeçote e meça a espessura da junta, anote os valores e utilize a fórmula acima para calcular o volume da junta. Anote o volume encontrado com a precisão de uma casa decimal (ex. 10,5cm3). Esse valor deverá ser SOMADO ao valor encontrado na medição do volume da câmara de combustão (ex. se você havia encontrado uma câmara de 55,5cm3, some a essa o volume da junta de 10,5cm3, que resultará num volume total de 66cm3)

AGORA QUE VOCÊ JÁ SABE O VOLUME TOTAL DO CILINDRO e o VOLUME TOTAL DA CÂMARA DE COMBUSTÃO, BASTA APLICAR A FÓRMULA SEGUINTE:

Taxa de compressão = (volume do cilindro + volume da câmara) / volume da câmara

Usando os valores dos exemplos acima, seria esse o resultado da fórmula:

Taxa de compressão = (510,5 + 66) / 66

Taxa de compressão = 576,5 / 66

Taxa de compressão = 8,73

Pino Cursado CG 125

A Romaq fabrica pinos de deslocamento de curso. O curso sempre será o dobro do pino. Deslocamento: 1 a 5mm

Comando Bros 310°

Comando de Válvula desenvolvido especialmente para pilotos que praticam motocross, velocross, veloterra ou enduro. Grau: 310°

Pistão Tornado 85mm

Os pistões forjados da Romaq são fabricados com tecnologia moderna e com melhor combinação entre potência e preço. Diâmetro: 85mm